Como o tiro de CROSSFIRE foi ouvido em todo o mundo

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Fonte: Smilegate

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First Person (FPS) e Third Person Shooters (TPS) estão entre os gêneros de videogame mais bem avaliados na indústria, e a história nos deu muitas obras-primas. Um deles é o CROSSFIRE – um game no topo do mercado de jogos de tiro, com vários recordes, incluindo maior venda e maior número de jogadores simultâneos.

Lançado em março de 2007, CROSSFIRE registrou 8 milhões de jogadores simultâneos. Atualmente, existem cerca de um bilhão de contas de jogadores. Jogável em cerca de 80 países diferentes, CROSSFIRE é especialmente popular na China, Brasil e Vietnã.

Mas o que torna o CROSSFIRE tão único?

Fonte: WCG

Na década de 2000, o cenário FPS / TPS na América do Norte era amplamente limitado aos consoles, mas na Coréia – assim como na Europa – o PC ainda era a plataforma preferida. No meio da primeira década do novo milênio, durante o boom dos videogames online, a desenvolvedora coreana Smilegate decidiu trazer seu principal produto para o exterior. Smilegate cooperou com o jogo coreano publicado Neowiz para expandir seu domínio e olhou para a China para o passo de sua expansão.

Quando CROSSFIRE estava sendo projetado, Smilegate queria criar um atirador de alta dificuldade com gráficos altamente detalhados, focando em detalhes militares. Mas depois de pesquisar o mercado de videogames chinês, eles perceberam que haveria alguns desafios à frente do CROSSFIRE. Na época, a infraestrutura de TI da China estava abaixo da média e um jogo gráfico de alta qualidade seria inacessível para jogos comuns.

Então, Smilegate decidiu girar. CROSSFIRE se tornou um jogo mais fácil e acessível que qualquer um poderia jogar em sistemas de baixa especificação. Sua dificuldade e complexidade também foram ajustadas para torná-lo fácil de aprender, mas ainda difícil de dominar.

No ano seguinte, Smilegate apostou na localização de CROSSFIRE para o mercado chinês. Todos na equipe de desenvolvimento se mudaram fisicamente para a China e pesquisaram as necessidades e os gostos dos jogadores locais. Após um ano de preparação, a versão localizada do CROSSFIRE finalmente foi lançada em 2008.

Felizmente para Smilegate, não foi um esforço perdido. CROSSFIRE se tornou uma sensação nacional na China. A manutenção do jogo foi agitada. Para acompanhar o grande fluxo de jogadores, os desenvolvedores atualizaram o jogo com novos modos de jogo e armas de fogo a cada duas semanas – uma rotina que é rara até mesmo para os padrões de hoje.

O crescimento do CROSSFIRE foi meteórico. Em abril de 2009, havia um milhão de jogadores simultâneos apenas na China. No final do ano, o jogo também chegou ao Japão, América do Norte, Reino Unido, Vietnã, Filipinas, Indonésia e Rússia. 12 anos depois, os jogadores globais simultâneos do CROSSFIRE ultrapassam os 8 milhões de jogadores com um bilhão de contas feitas em todo o mundo.

Série dramática de TV chinesa “CrossFire” (Cross Fire)

Agora um fenômeno mundial, CROSSFIRE está procurando expandir seu IP para além do videogame. Uma série dramática de TV chinesa baseada em CROSSFIRE foi ao ar, atualmente com 1,9 bilhão de visualizações. A CROSSFIRE também assinou um contrato de produção cinematográfica com a Original Film e um contrato de parceria com a Sony Pictures em janeiro passado.

Além disso, um parque esportivo interno com o tema CROSSFIRE foi inaugurado em Suzhou, e um jogo para celular baseado no IP do CROSSFIRE foi lançado. Uma sequência baseada em console “CROSSFIRE X” está atualmente em desenvolvimento, para ser lançada ainda este ano.

Fonte: WCG

Hoje em dia, os videogames não tratam apenas de entretenimento e os esportes eletrônicos são uma indústria global. CROSSFIRE não é exceção e logo, mais e mais estágios competitivos apareceram onde jogadores altamente qualificados puderam provar seu mérito. Na virada da década, CROSSFIRE se tornou um pilar no World Cyber ​​Games e apareceu nas edições 2011, 2012, 2013, 2019 e 2020 – o primeiro jogo FPS a ser jogado em três WCGs consecutivos.

Em 2011, 11 países competiram no primeiro torneio WCG CROSSFIRE por um prêmio total de $ 34.000. O chinês Liaoning Dongjia venceu a final contra o time americano HAMMERTIME e se tornou o primeiro campeão mundial do jogo. Os esportes esportivos CROSSFIRE continuaram e mais duas equipes chinesas, iG e QCES.QQVIP, venceram o WCG 2012 e 2013, respectivamente. Lang “70kg” Shuai, Xu “LEE” Hongyu e Feng “N1ce” Yongqiang foram introduzidos no WCG Hall of Fame após ganhar dois títulos de campeonato.

WCG e CROSSFIRE pausaram sua parceria por seis anos, quando em 2019, o jogo voltou ao estágio WCG ainda maior, com um prêmio de $ 140.000. Em confrontos finais repetidos em 2019 e 2020, SV derrotou AG para se tornar o primeiro campeão WCG consecutivo. Os membros da equipe de SV Dai “18” Yueqiang, Ma ”MZiN” Zhe, Zhou “DBQ” Xingwei, Du “ANKE” Dingjie e Wang “N9” Hao se juntaram ao WCG Hall of Fame, uma honra por seu incrível desempenho.

Fonte: WCG

A acessibilidade, otimização e jogabilidade de qualidade do CROSSFIRE o tornaram uma sensação global e não é de se admirar que sua base de fãs continue a crescer. Torneios como o WCG são apenas o começo, onde fãs de todo o mundo podem se reunir e competir.

Com uma série dramática de TV, filmes e uma versão para console, a franquia CROSSFIRE ainda está para crescer e seus bilhões de contas certamente crescerão ainda mais.

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